top of page
“O Passaporte para a Inovação”
E assim marcamos o mote para as VI Jornadas da Bioquímica. Nesta edição vamos explorar o papel da Bioquímica na inovação em quatro áreas principais: Ciências da Vida e Saúde, Ciência Alimentar, Ambiente e Sustentabilidade e Tecnologia Farmacêutica.
Vais poder contar com um novo formato misto de palestras, workshops, roundtables e muito mais!
Junta-te a nós e embarca nesta viagem pelos quatro cantos da Bioquímica! VAI SER ALTERADO
Palestras
22 abril, sexta-feira
► Palestra 1 | Nano-steps in the path towards bacterial biofilm´s eradication - Cláudia Nunes
Os biofilmes bacterianos que se podem formar em próteses e cateteres, representam um desafio terapêutico enorme. A dificuldade no tratamento relaciona-se principalmente com as características inerentes a estas comunidades bacterianas que dificultam a ação dos antibióticos convencionais. Assim, nesta comunicação serão apresentadas alternativas baseadas em nanosistemas racionalmente desenhados para uma terapia combinatória. A caracterização das formulações e interação com modelos in vitro e in vivo será apresentada.
► Palestra 2 | Nanomedicines for local and intracellular gastrointestinal tumour modulation - Bruno Sarmento
Há um interesse particular no estabelecimento de nano-medicamentos de bioengenharia direcionados para administração oral de fármacos anti-tumorais para cancros gastrointestinais como o gástrico e colorretal. Nesta apresentação, vamos descrever os nossos recentes trabalhos relativas ao estabelecimento de nano-medicamentos, com recursos ao direcionamento passivo e ativo para células cancerígenas. A nossa abordagem envolve nano-medicamentos inovadores, com avaliação físico-química extensa, e validação in vitro e in vivo. Adicionalmente, o grupo também desenvolveu um novo modelo esferoide de cancro colorretal 3D multicelular usado para rastrear a eficácia de nano-medicamentos anticancerígenos.
Sessão I
Nanotecnologia
Ciências da Vida e Saúde
Ciência Alimentar
22 abril, sexta-feira
► Palestra 3 | Contaminação por microplásticos e seus efeitos em peixes selvagens: uma ameaça para a 'One Health'? - Lúcia Guilhermino
A poluição global por microplásticos (MPs) é um dos maiores desafios que a Sociedade enfrenta atualmente. Os MPs de menores dimensões atravessam as barreiras biológicas, e estudos têm vindo a demonstrar uma grande diversidade de efeitos tóxicos para diversas espécies de animais. Os objetivos principais dos estudos que serão apresentados foram avaliar a contaminação por MPs em peixes selvagens de águas Portuguesas utilizados para alimentação humana, potenciais efeitos adversos na saúde dos peixes induzidos pelos MPs, e a exposição humana através do consumo alimentar de pescado.
► Palestra 4 | Evolução e Conservação de Aves: Métodos Moleculares - Ricardo Jorge Lopes
Serão abordadas as várias técnicas de análise de genomas e genómica funcional para a identificação de genes /mutações específicas e a sua validação experimental. Desta forma, tem sido possível discernir vários mecanismos genéticos importantes, avançando assim o nosso conhecimento sobre a evolução das aves. Também terás conhecimento dos métodos de quantificação da cor e como essa informação nos permite perceber como a utilização da cor evoluiu nas aves. Por fim, será referida a utilização de amostras de tecidos de aves de rapina para monitorizar o impacto de substâncias químicas na saúde das espécies selvagens e do ser humano e como os isótopos estáveis podem ser utilizados para monitorizar a dieta e localizar aves no mundo.
Sessão II
Ciência Ambiental
Ambiente e Sustentabilidade
22 abril, sexta-feira
► Palestra 5 | As muitas facetas de um mRNA - Alexandra Moreira
Quais são as consequências fisiológicas das células originarem múltiplos mRNAs, a partir do mesmo gene? Estes mRNAs, apesar de codificarem para a mesma proteína, têm funções distintas na célula, porque possuem sequências não codificantes reguladoras da expressão genética. Iremos apresentar os nossos resultados e explorar a aplicabilidade deste conhecimento de investigação fundamental no desenvolvimento de ferramentas de interesse terapêutico e biotecnológico.
► Palestra 6 | Antibody tailoring for success - António Barrosa
Tecnologias e estratégias que a Fairjourney Biologics possuiu no desenvolvimento de anticorpos específicos.
Sessão III
Biologia Molecular
Tecnologia Farmacêutica
22 abril, sexta-feira
► Palestra 7 | A Bioquímica e a Supercomputação - Pedro Alexandrino
As simulações moleculares têm evoluído a uma velocidade vertiginosa, fruto de avanços tecnológicos na performance dos computadores e avanços nos algoritmos de simulação. Nesta palestra iremos discutir o uso de supercomputadores na investigação em bioquímica. Entre os temas discutidos encontram-se o estudo de reações bioquímicas, a descoberta de fármacos e o desenvolvimento de produtos biotecnológicos inovadores. Por fim, o futuro da supercomputação e a sua articulação com a bioquímica experimental serão ainda abordados.
► Palestra 8 | Análise de genomas humanos completos aplicada à saúde - Marta Ferreira
A análise do genoma é fundamental para encontrar e entender variações genómicas e a sua relação com saúde ou doença, sendo a sequenciação completa do genoma (WGS) e/ou sequenciação do exoma (WES), os métodos de eleição para esse fim. A incorporação de WGS/WES na área da saúde ainda é desafiadora em vários níveis. Apresentaremos as principais vantagens do WGS em relação a outras abordagens, bem como as etapas de uma pipeline de análise projetada para estudar WES e WGS. Com este pipeline, poderemos analisar WES/WGS de forma rápida e precisa, e criámos a possibilidade de integração de módulos de análise independentes em outras pipelines, bem como a possibilidade de ter dados finais de fácil compreensão para investigadores e profissionais de saúde.
Sessão IV
Bioinformática
24 abril, domingo
►Tema | Bioquímica: Passado, Presente e Futuro
A L.Bq na UP comemora 40 anos desde a sua formação. Como é que a Bioquímica foi evoluindo com o passar dos anos? Será que a nossa Licenciatura conseguiu acompanhar as inovações que foram surgindo? E como está preparada para as que virão? Junta-te à nossa Roudtable e vem discutir estes e muitos outros temas com alumni de Bioquímica e construtores de Ciência de diferentes gerações.
Sessão V
Roundtable
Debate
bottom of page